quarta-feira, janeiro 30, 2008

Puseram-lhes uma Super 8 nas mãos

"Puseram uma Super 8 nas mãos de rapazes e raparigas de bairros degradados do Porto. Bárbara filmou mulheres a dançar na rua. Cláudio filmou o mar e a escola onde já não vai. Ricardo recusou filmar a droga. O resultado é um documentário que mistura estas imagens, um texto literário e uma peça de teatro. Chama-se A Caminho do Resto do Mundo. E é, acima de tudo, uma viagem pelo Porto esquecido".

Ler no Público - P2, de hoje.

quinta-feira, janeiro 24, 2008

Estudo sobre literacia mediática na Europa

Encontra-se disponível um vasto estudo sobre "Current trends and approaches to media literacy in Europe". Foi coordenado pela Universidade Autonoma de Barcelona, e realizado na segunda metade de 2007 na sequência de um concurso internacional lançado pela Comissão Europeia. Cobre a UE e vários outros países não membros. O CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho foi responsável pela parte relativa a Portugal.
O dossier compõe-se dos documentos seguintes:

Executive summary
Final report
Bibliography and Sources
Media Literacy profile - EUROPE
Country profiles:
* PORTUGAL
* AUSTRIA
* HUNGARY
* SLOVENIA


* FINLAND
* IRELAND
* SPAIN
* FRANCE
* ITALY
* UNITED
* KINGDOM

* GERMANY

segunda-feira, janeiro 21, 2008

De novo: blogues e educação

Daniel Martí, professor da Universidade de Vigo e blogger do Comunisfera, acaba de publicar, nos Cuadernos de Pedagogía "Blogs y educación, revisión desde experiencias locales":
"Varios principios destacan en los usos de los blogs en educación (...):
* la atención a las referencias tecnológicas y educativas y el seguimiento de los cambios sociales y educacionales priman en el uso informativo de un blog escolar,
* la evaluación y la opinión del sistema, los métodos y los grupos educativos componen una mayoría de textos en el blog personal de un especialista o de un educador en un área específica
* en este tercer uso, sobresale la promoción y gestión de comunicaciones en torno a unas actividades o materias docentes con reparto e intercambio de funciones de enseñanza y aprendizaje".

quinta-feira, janeiro 17, 2008

Tendências: crianças e TIC no Reino Unido
Internet: a pouco e pouco...
  • Internet use is taking first place in children's lives. Eight in ten 5-16s have Internet access at home, and half have broadband. Users spend an average of 1.9 hours a day online
  • 93% of children have a PC at home, and a third have their own PC
  • The gradual downward trend in children's TV viewing continues, with children watching an average of 2.4 hours per day, compared to 3 hours 5 years ago.
  • Almost all 5-16s have access to multi-channel TV, the majority at home : eight in ten 5-16s have their own TV and seven in ten have their own DVD player
  • Almost six in ten now have their own MP3 player, nearly twice as many as a year ago.
  • Mobile Phone penetration holds with two thirds of all 5-16s owning, rising to more than nine in ten 11-16s; penetration amongst 5-10s is around four in ten owning.
  • The number receiving a regular income remains at more than eight in ten, whilst average pocket money and earnings for 5-16s continues to fall, to £10.40 per week this year.
Fonte: estudo da Childwise

terça-feira, janeiro 15, 2008

A educação e o cinema de animação

Iniciativas voltadas para os alunos e os professores marcam a terceira edição do Animar, em Vila do Conde, que abriu há dias e se prolonga até meados de Março. Um programa de cinema, destinado aos alunos dos diferentes graus de ensino, ateliês de animação de que resultarão curtas metragens a apresentar publicamente e a construção de brinquedos ópticos em várias salas de aula são algumas das iniciativas que se perspectivam envolvendo alunos.
Decorrerá igualmente uma acção de formação para professores, sobre educação pela imagem e o uso do cinema como instrumento educativo. O tema da sessão será "Legitimidade da utilização do cinema na sala de aula?" (data: 29 de Fevereiro, às 15:15, no Auditório Municipal de Vila do Conde)

O projecto Animar é da iniciativa da equipa que organiza o festival internacional de cinema, curtas-metragens.
(Ver notícia mais completa no JN de 14.1, de onde é também retirada, com a devida vénia, a gravura. Grato à Manuela Gregório pela dica).

segunda-feira, janeiro 14, 2008

Portal SeguraNet



Segundo a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, que acaba de lançar o portal SeguraNet, o objectivo principal é "sensibilizar pais, professores, crianças e jovens para a utilização da Internet de uma forma crítica, esclarecida e segura" (DGIDC).

Trata-se de mais um espaço de informação que resulta do consórcio Internet Segura.

domingo, janeiro 13, 2008

"Equipamentos tecnológicos" na sala de aula - um desafio

A propósito da notícia relativa à utilização de tecnologias móveis da professora Adelina Moura, de que se deu conta aqui, detectei algumas reacções interessantes. Uma delas aparece aí na forma de comentário, mostrando alguns receios.

Por outro lado, uma colega professora lembrou-me que no novo estatuto do aluno não superior existe uma indicação que se pode interpretar como impeditiva de que os alunos se façam acompanhar de aparelhos como os utilizados por Adelina Moura nas suas aulas.

O artigo é o 15, referente aos deveres do aluno, na alínea q.

Antes - Estatuto do Aluno do Ensino não Superior - Lei n.º 30/2002, de 20 de Dezembro
q) Não transportar quaisquer materiais, instrumentos ou engenhos passíveis de, objectivamente, causarem danos físicos ao aluno ou a terceiros;
Agora - Proposta de Lei do Estatuto do Aluno do Ensino não Superior
q) Não transportar quaisquer materiais, equipamentos tecnológicos, instrumentos ou engenhos, passíveis de, objectivamente, perturbarem o normal funcionamento das actividades lectivas, ou poderem causar danos físicos ou morais aos alunos ou a terceiros;
Esta alínea poderá lançar alguma confusão. Os docentes podem apoiar-se nela para impedir que os alunos se façam acompanhar, por exemplo, de telemóvel, ipod, consolas portáteis, computador portátil na sala de aula. Mas, então, não faria muito sentido a distribuição facilitada a computadores portáteis e quadro interactivos por parte do ME, que - julgo - pretende que sejam utilizados como ferramenta de aprendizagem.

A questão da utilização dos dispositivos tecnológicos é mais complexa do que possa parecer. Aliás, há já empresas que proibem que os seus colaboradores utilizem o telemóvel durante a actividade laboral, pois verificaram uma perda de produtividade devido ao envio de mensagens.

Da parte dos pais, as medidas tomadas pelos professores nem sempre são fáceis de entender, como comprova um recado que circula pelos e-mails e que se encontra em baixo.




Para além de um ruído efectivo (como o que sinto agora, ao ouvir a ventoinha do meu computador), a presença dos equipamentos tecnológicos pode introduzir outros ruídos em contexto de sala de aula, nada fáceis de resolver. Mais um desafio para a escola e professores...

segunda-feira, janeiro 07, 2008

Saber onde se quer ir

"El poder tiene miedo de Internet".
Assim se intitula uma entrevista a Manuel Castells, publicada pelo diário El País. Diz, a dado passo:
“Ahora bien, en la sociedad de Internet, lo complicado no es saber navegar, sino saber dónde ir, dónde buscar lo que se quiere encontrar y qué hacer con lo que se encuentra. Y esto requiere educación”.
Telemóveis, MP3 e MP4 na sala de aula? Sim!

É o título de um trabalho publicado pelo JN, da autoria de Fernando Basto e Pedro Correia. Apenas o início:

'Ontem à noite, fartei-me de ouvir a 'setôra'. Era eu a lavar a loiça e a 'setôra' a ler o Sermão do Padre António Vieira!'. O comentário é citado por Adelina Moura, professora de Português/Francês da 'Secundária' Carlos Amarante, em Braga, como prova dos bons resultados que está a obter com a utilização das tecnologias móveis no ensino" (...)

A peça do jornal é complementada por outra, intitulada:

Sermão do Padre António Vieirajá não é "pregado aos peixinhos"

sexta-feira, janeiro 04, 2008

Blogues e educação

Tiscar Lara, especialista espanhola do fenómeno da web 2.0 e estudiosa da educação para os media coordenou e é autora de alguns dos textos de um Monográfico sobre Edublogs que acaba de vir a lume no Observatorio Tecnológico del CNICE . Aí se podem consultar os artigos seguintes:



Actualização:

Sobre o mesmo tema, cf. igualmente o relatório "Les blogues en 3e secondaire au programme PROTIC: une pratique pédagogique porteuse de réussite", de Martin Bélanger, blogger e docente do ensino secundário (Janeiro de 2008), onde se pode ler:
«En définitive, il est grand temps que le monde de l’éducation s’aperçoive de l’incroyable pouvoir du Web 2.0 sur les apprentissages. Les enfants apprennent naturellement; les technologies leur donnent le pouvoir de le faire de façon concertée, collective et créative. Loin d’être l’apanage exclusif de l’enseignant (ou plutôt du professeur, au sens littéral du verbe professer), la connaissance est partout. Depuis l’avènement du Web 2.0, elle se construit collectivement et voyage à la vitesse de l’éclair, enlevant à l’élite dirigeante le privilège séculaire qu’elle avait de contrôler et diffuser la connaissance en fonction de ses intérêts.»

quarta-feira, janeiro 02, 2008

A UE e a Literacia Mediática

Há dias foi feita aqui referência a um pronunciamento sobre literacia mediática, assumido pela Comissão Europeia. Agora, através do blogue Infoinclusões - Contributos para uma literacia mediática, encontro o link para o documento que se intitula A European approach to media literacy in the digital environment.
A definição de literacia mediática de que a UE parte sintetiza-se nestes pontos (de resto assumidos em documentos e iniciativas anteriores):
"Media literacy is generally defined as the ability to access the media, to understand and to critically evaluate different aspects of the media and media contents and to create communications in a variety of contexts".
Outros conceitos implicados:

  • Mass media - "are the media able to reach a wide public via different distribution channels".
  • Media messages - "are informational and creative contents included in texts, sounds and images carried by different forms of communication, including television, cinema, video, websites, radio, video games and virtual communities".